top of page

Dia Mundial Contra as Hepatites


A celebração do dia mundial contra as hepatites, tem como objetivo informar e sensibilizar a população em geral, incluindo os doentes e os seus familiares, sobre aspetos referentes à infeção (sublinhar a sua prevalência a nível mundial), bem como à necessidade de investir na prevenção. (SNS, 2019)

A hepatite tem uma preocupação prioritária na saúde mundial, sendo que cerca de 325 milhões de pessoas no mundo apresentam infeções crónicas por hepatite B e hepatite C. Esta doença é a segunda maior causa de morte por infeção e causa, em todo o mundo, a morte a cerca de 1,4 milhões de pessoas por ano. (WHO,2019)

A hepatite caracteriza-se por ser uma inflamação do fígado, que pode desaparecer espontaneamente ou progredir para fibrose (cicatrizes), cirrose ou cancro do fígado. Os vírus são a causa mais comum de hepatite no entanto pode, também, ser causada por substâncias tóxicas (por exemplo, álcool, certos medicamentos) e também por doenças autoimunes. (SNS, 2019)

A hepatite viral consiste num grupo de doenças infeciosas que compreende as hepatites A, B, C, D e E.

A hepatite representa um elevado risco para a saúde global, uma vez que existem cerca de 240 milhões de pessoas com infeções crónicas por hepatite B e cerca de 130-150 milhões de pessoas infetadas pelo vírus da hepatite C.

As hepatites A e E são geralmente causadas por ingestão de alimentos ou de água contaminados, enquanto as hepatites B, C e D derivam do contacto com fluidos corporais infetado, nomeadamente, através de transfusão de sangue, produtos sanguíneos contaminados e procedimentos médicos invasivos em que se utilizaram equipamentos contaminados. A transmissão da hepatite B pode ocorrer também através do contacto sexual. (SNS, 2019)

Embora muitas vezes assintomática ou acompanhada de poucos sintomas, a infeção pode manifestar-se através de icterícia (coloração amarela da pele), urina escura, cansaço intenso, náuseas, vómitos e dor abdominal. O vírus da hepatite pode causar infeções agudas e crónicas, como, por exemplo, a inflamação do fígado, que pode levar o paciente a desenvolver cirrose e cancro hepático. (SNS, 2019)

A hepatite tem uma boa hipótese de cura, se diagnosticada precocemente e tratada corretamente. A vacinação contra a hepatite B é recomendada aos jovens até os 29 anos. (SNS, 2019).


bottom of page