QUINOA
É uma super-semente sul-americana utilizada desde há mais de 3 000 anos A.C. pelos Incas e constitui uma alternativa ao arroz.
Existem sementes bege, pretas e vermelhas. É classificada por muitos como um superalimento por ser muito rica em nutrientes.
Este cereal é uma fonte completa de proteína, reunindo os oito aminoácidos essenciais, sobretudo metionina, cistina e lisina, cuja porção é o dobro da da aveia, o triplo da do milho e cinco vezes superior à do trigo.
É uma boa fonte de fibra, sendo ideal no combate à obesidade. O seu poder de saciedade é superior ao do arroz e do trigo. Pobre em gordura (contém cerca de 10 por cento), é rica em hidratos de carbono, cerca de 72 por cento, sob a forma de amido. Pode ser ingerida por doentes celíacos pois oferece pouco glúten. Também é uma boa fonte de vitaminas e minerais.
Como preparar e ingerir a quinoa:
Antes de a confecionar, deve lavar bem as sementes para remover qualquer resíduo de resinanatural (saponina) que permaneça.
Depois aqueça uma panela (pequena) em lume médio.
Junte a quinoa e deixe saltear por 1 minuto, mexendo, só para secar.
Junte a água e tempere com sala gosto.
Deixe levantar fervura.
Tape e baixe o lume.
Cozinhe por 15m, sem destapar.
Decorrido esse tempo, tire do lume e deixe ficar por mais 5 minutos , sem tirar a tampa.
Passe o garfo pela quinoa e sirva.
Dura a até 3 dias no frigorífico.A quinoa pode ser ingerida ao pequeno-almoço (servida com leite ou bebida vegetal, fruta e frutos oleaginosos) ou mesmo às refeições principais, integrada em sopas ou saladas(misturada com legumes crus ou cozidos e ervas frescas), em acompanhamentos (cozida como o arroz ou na forma de puré) ou em sobremesas.