Obesidade Infantil
- AUREABOX, unipessoal, Lda
- 24 de jul. de 2018
- 2 min de leitura
Obesidade Infantil

A obesidade infantil é um tema extremamente preocupante nos dias que correm. As estatísticas demonstram, que o número de crianças que sofrem com este problema, tem vindo a aumentar, comparativamente ao ano 2000, até mais de 50%. Apesar dos registos evidenciarem uma taxa mais acentuada nos adultos, o facto de as crianças sofrerem de obesidade infantil poderá influenciar a sua saúde no futuro, prolongando a problemática até à vida adulta, assim como podem ocorrer complicações coronárias, diabetes, problemas de coração, pressão arterial elevada e até desenvolver cancro. Esta problemática é determinada pelos médicos, através de algumas medições como o peso e a altura.
Fatores influenciadores da Obesidade Infantil
Eis alguns fatores que podem influenciar esta problemática:
falta de atividade física;
fatores genéticos;
alimentação pouco saudável;
fatores emocionais;
ou uma combinação de todos estes fatores.
No entanto, ainda que de forma rara, outras situações de saúde podem levar ao desenvolvimento da obesidade infantil, como, por exemplo, uma desordem endócrina, pelo que nestes casos, os médicos deverão realizar os despistes necessários, através de exames físicos e analises.
Fatores Genéticos
O facto de existirem antecedentes na família com esta problemática, poderá influenciar, em larga escala, o desenvolvimento deste problema nas crianças, não sendo ainda assim um fator determinante.
Alimentação e a Atividade Física
A combinação de uma boa alimentação, assim como uma atividade física regular têm um papel preponderante na saúde e no peso, tanto do adulto, como da criança. As novas tecnologias têm vindo a minimizar a atividade regular, proporcionando o sedentarismo desde muito cedo. Dados estatísticos demonstram, que o tempo médio de uma criança, em frente da televisão, por semana, é de 24 horas. Este tempo é efetivamente muito elevado, e poderia ser usado de forma mais ativa, proporcionando hábitos mais saudáveis, através da prática de um desporto ou mesmo de atividades no exterior.
Fatores Emocionais
O fator emocional pode advir de diversos contextos, nomeadamente, de um ambiente familiar pouco saudável, ou de algum problema psicológico que possa influenciar os seus comportamentos alimentares. Nestas situações, para além de uma consulta de pediatria, será aconselhável uma consulta de psicologia infantil, e seguir todos os conselhos do especialista desta área.