top of page

DIA MUNDIAL DA OBESIDADE


Considera-se obesa, uma pessoa com excesso de gordura acumulada no organismo devido ao consumo excessivo de calorias através da alimentação.

Assim sendo, sempre que se ingere mais calorias do que aquelas que gastamos/ utilizamos no nosso quotidiano, verifica-se um acumular de energia (calorias) no nosso organismo o que, consequentemente, conduzirá a um aumento de peso corporal decorrente do excesso de gordura acumulada e, em casos extremos, estaremos perante uma doença, a obesidade, que pode ser fator de risco para inúmeros outros problemas e /ou diversas patologias associadas, tais como: diabetes tipo 2, doenças cardíacas, tensão arterial alta, artroses, artrites, apneias e derrames vasculares.

Por estes mesmos motivos, é natural que o seu médico, profissional de exercício físico ou nutricionista lhe sugiram uma redução de peso (massa gorda), mesmo que, ainda assim, se esteja a sentir bem de saúde.

A nossa sugestão passa por alterar os seus hábitos de vida, alterando o modo como se alimenta e procurando um estilo de vida mais ativo, se possível, realizando diariamente atividade física orientada.

CLASSIFICAR A OBESIDADE

Existem diversas formas de classificar a Obesidade… • HOMOGÉNEA - quando a gordura está distribuída de forma homogénea ao longo de todo o corpo (braços, pernas e região abdominal). • ANDRÓIDE - forma de maçã, por norma mais caraterística no sexo masculino e nas mulheres pós-menopausa. Associada a risco cardiovascular aumento decorrente de um acumular de gordura na região abdominal e torácica (em torno dos órgãos). • GINÓIDE – forma de pêra, mais caraterística no sexo feminino, neste caso, há uma maior concentração de gordura na região inferior do corpo (nádegas, ancas, coxas). Esta encontra-se associada a uma maior prevalência de varizes, artroses e artrites.

Classificação quanto ao grau de IMC (índice de massa corporal), relação do peso com a altura. Esta classificação muito boa para avaliações de grandes populações, poderá apresentar erros quando aplicada a atletas.

CAUSAS DA OBESIDADE

Existem diversos fatores que podem conduzir à obesidade, podendo ser estes genéticos, o estilo de vida, fatores ambientais ou fatores emocionais. Podemos, ainda, atribuir uma causa médica (doença), no entanto, estes distúrbios são raros.

No geral, as principais causas que conduzem à obesidade são:

  • Inatividade - se é uma pessoa pouco ativa, logo não queima tantas calorias. Tendo em atenção que um estilo de vida sedentário conduz facilmente a uma ingestão elevada de calorias diárias relativamente ao que é necessário.

  • Hábitos alimentares desadequados – o aumento de peso (aumento de massa gorda) é natural se se ingerir regularmente mais calorias do que aquelas que se queimam. Dietas baseadas em comidas processadas, por norma, estão associadas a um alto teor calórico.

Concluindo:

A Obesidade pode surgir em qualquer idade, inclusive em crianças pequenas, mas a tendência surge à medida que envelhecemos devido às mudanças hormonais e a um estilo de vida menos ativo.


bottom of page