top of page

Dia Mundial do Não Fumador


Este dia comemora-se a 17 de Novembro e têm como objetivo, sensibilizar a população mundial para os fatores de risco associados ao consumo de tabaco e também de divulgar as formas mais eficazes para deixar de fumar.

Em Portugal, o consumo de tabaco é responsável por mais de 8000 mortes, das quais cerca de 4000 por doenças cardiovasculares, 2000 por cancro do pulmão e as restantes por enfisema do pulmão e cancro noutros órgãos. (Carrageta e Ferreira, 2019)

O tabaco é considerado como uma das principais causas de morte conhecidas e leva a que os fumadores tenham maior risco de enfarte agudo do miocárdio, acidente vascular cerebral, bronquite crónica, demência, impotência sexual, infertilidade, deterioração dentária e diversos cancros, nomeadamente cancro da boca e do pulmão. (Martins,2019)

Existem diversas medidas para que as pessoas deixem de fumar, que segundo a Organização Mundial de Saúde, passam por tratamento dos fumadores, informação e educação dos jovens sobre o tema, impostos sobre o tabaco e legislação mais restritiva. Existem vários estudos que indicam que a cessação tabágica irá trazer benefícios a longo prazo, nos próximos 20 a 30 anos.

Deixar de fumar não é tarefa fácil devido à dependência nicotínica, é necessário ter força de vontade para tal. Deve delinear-se uma estratégia e segui-la para que se consiga o objetivo de deixar de fumar. É importante definir um dia D para formalizar o ato de deixar de fumar e a partir desse dia, deve-se evitar ambientes onde se fume e retirar de perto de si todos os objetos relacionados com o hábito de fumar. Durante a fase de abstinência nicotínica, é importante ocupar a cabeça e corpo, por exemplo, através da prática de exercício físico. Se tiver alguma dificuldade durante o processo, deve procurar ajuda profissional, nomeadamente na consulta de cessação tabágica disponível no centro de saúde. (Martins,2019)

Ao deixar de fumar os benefícios começam a manifestar-se de forma rápida, nomeadamente:

· ao fim de 20 minutos, a pressão arterial e a frequência cardíaca começam a normalizar e a temperatura das mãos e pés volta ao normal;

· Às oito horas, os níveis de monóxido de carbono normalizam;

· Às 24 horas, o risco de doença cardiovascular começa a diminuir;

· Ao fim de duas a três semanas, a circulação melhora e o risco de enfarte agudo do miocárdio continua a diminuir e há ainda uma melhoria de 30% da função pulmonar;

· Ao fim de um a nove meses, a falta de ar e a tosse diminuem, bem como as alergias e as infeções respiratórias;

· Ao fim de um ano, o risco de ataque cardíaco desce para metade;

· Aos cinco anos, o risco de ataque cardíaco e de acidente vascular cerebral torna-se igual ao de uma pessoa que nunca fumou;

· Aos quinze anos, o risco de cancro do pulmão é praticamente igual ao dos não fumadores. (Carrageta e Ferreira, 2019)

Neste dia, pode iniciar este processo e deixar de fumar, inclusive pode desafiar um amigo a deixar de fumar consigo. Tudo passa pela motivação e na definição de estratégias para este processo difícil mas que pode trazer grandes ganhos para a sua saúde.

bottom of page