top of page

Combater o Sedentarismo

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), se a população mundial fosse fisicamente mais ativa poderiam ser evitadas cerca de quatro a cinco milhões de mortes por ano. Devido a estas diretrizes globais, os países conseguem desenvolver políticas nacionais de saúde suportadas no plano de ação global da OMS para a atividade física 2018-2030 (Programa Nacional Para a Promoção da Atividade Física, 2020).


A atividade física regular contribui de uma forma geral para o bem-estar geral mantendo um peso saudável. Esta tem também um papel preponderante na saúde mental, prevenindo a deterioração cognitiva e os sintomas de depressão e ansiedade, assim como, na prevenção e o controlo das doenças não transmissíveis, nomeadamente nas cardiovasculares, diabetes tipo 2 e alguns tipos de cancro. Segundo estimativas globais relativamente à atividade física, 27,5% dos adultos e 81% dos adolescentes não cumprem as recomendações da OMS de 2010. Destes dados é possível verificar que, na maioria dos países, o género feminino é menos ativo do que o género masculino, existem diferenças significativas nos diferentes grupos económicos, e entre países e regiões (Programa Nacional Para a Promoção da Atividade Física, 2020).


Assim a OMS, no final de 2020, produziu novas recomendações para o combate ao comportamento sedentário e promoção da atividade física, sendo estas inseridas no Programa Nacional de Promoção da Atividade Física (PNPAF-DGS). As recomendações são individualizadas e têm em conta a faixa etária e as condicionantes da pessoa, nomeadamente para crianças e adolescentes (5 a 17 anos), adultos (18 a 64 anos), idosos (65 anos ou mais), mulheres grávidas e no pós-parto, adultos e idosos com doenças crónicas (18 anos ou mais), crianças e adolescentes (5 a 17 anos) com deficiência e adultos (18 ou mais) com deficiência, salientando a importância de cada movimento (Programa Nacional Para a Promoção da Atividade Física, 2020).


Deste documento salientam-se como mensagens principais que:


A atividade física é boa para o coração, o corpo e a mente. Como já foi referido a atividade física regular pode ajudar a prevenir e controlar doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e algumas situações de cancro. Por também reduzir os sintomas de depressão e ansiedade melhorando o funcionamento cognitivo e o bem-estar em geral.


Qualquer quantidade de atividade física é melhor do que nenhuma, e quanto mais melhor. De forma a manter a saúde e bem-estar, a OMS recomenda para os adultos, pelo menos 150 a 300 minutos de atividade física aeróbia de intensidade moderada (ou atividade física vigorosa equivalente) por semana. Para as crianças e adolescentes é recomendada uma média de 60 minutos por dia de atividade física moderada.


Toda a atividade física conta. A realização da atividade física pode ser integrada em qualquer situação diária da vida de cada um, seja como parte integrante do trabalho, desporto e lazer ou transporte (caminhar, patinar e pedalar), bem como nas tarefas domésticas.


O fortalecimento muscular beneficia todas as pessoas. Tendo como objetivo a melhoria da saúde e a prevenção de quedas, os idosos (65 anos ou mais) devem acrescentar atividades físicas que promovam o equilíbrio e a coordenação, bem como o fortalecimento muscular.


Demasiado comportamento sedentário pode ser prejudicial à saúde. O sedentarismo leva, como já foi referido, ao aumento de doenças não transmissíveis. Pelo que, reduzir o comportamento sedentário, sendo fisicamente ativo, permite contribuir para a sua saúde.


Todas as pessoas podem beneficiar com o aumento da atividade física e redução do comportamento sedentário. A realização de atividade física regular beneficia em todas as faixas etárias e situações de limitação, sejam elas, doenças crónicas ou deficiências. As mulheres em situação de gravidez e pós-parto devem também realizá-la (Programa Nacional Para a Promoção da Atividade Física, 2020).

Assim é importante referir que todo o movimento conta, pois, atividades de intensidade moderada aumentam a sua frequência cardíaca e respiratória, e as atividades de intensidade vigorosa aumentam ainda mais a força e a velocidade da respiração. Existem muitas formas de fortalecer os seus músculos, seja em casa ou num ginásio, o importante é mexer-se (Programa Nacional Para a Promoção da Atividade Física, 2020).



Bibliografia:

Programa Nacional Para a Promoção da Atividade Física (2020). Recomendações da OMS para atividade física e comportamento sedentário: Resumo. Direção Geral de Saúde

bottom of page